Torne-se um membro e registe o seu voto! Como ser membro?
keyboard_arrow_down
translate
Área Reservada
close

Área Reservada

Recupere o acesso à sua conta.
email
menu
Fonte: Noticias ao minuto

A OMS avança com um conjunto de conselhos dirigido a adultos e criançaspara lidar com o stress e a ansiedade durante um surto viral.

Portugal está em estado de alerta e as autoridades avisam que as próximas semanas serão difíceis, com cada vez mais pessoas a precisar de ficar em isolamento. A OMS elaborou um conjunto de conselhos para lidar com o stress e a ansiedade durante um surto viral.

Se a mudança de rotina pode ser difícil para si, imagine para as crianças que terão de lidar com a ausência dos colegas e amigos e com a falta de atividades que as mantenham distraídas. No fundo, e por que reagem de formas diferentes, elas necessitam de atenção redobrada e muita paciência. Consciente do facto a OMS reuniu um conjunto de ideias para ajudar:

Como lidar com o stress durante o surto viral?

  • Fale com alguém. É normal sentir-se triste, stressado, confuso, assustado ou zangado num período de crise. Contacte os seus amigos ou família, (nem que seja) através das redes sociais. Crie uma rede de apoio, partilhe a sua experiência.
  • Mantenha um estilo de vida saudável. Se precisa de ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável: durma bem, coma bem, faça exercício e mantenha contacto com os seus amigos e familiares (por telefone, redes sociais ou email).
  • Não fume, não beba. Não recorra ao tabaco, álcool ou drogas para lidar com as suas emoções. Se se sentir assoberbado, ligue para um linha de apoio (contactos mais abaixo), para o seu médico, para um amigo ou familiar.
  • Informe-se junto de fontes fidedignas. Não confie no que vê no Facebook nem no que ouve no Whatsapp. Procure informação sobre o que está a acontecer junto de fontes oficiais - como a DGS ou a OMS. O alarmismo só irá contribuir para um agravado estado de ansiedade.
  • Não veja a cobertura noticiosa, se se sente preocupado. Limite o tempo que passa a ver as notícias se sente que fica preocupado ou alarmado. Foque-se nas comunicações das autoridades oficiais, veja notícias uma vez por dia.
  • Ocupe o tempo. Se tem um hobbie, algo que gosta muito de fazer, se pode fazer um curso online, ocupe-se com isso.

"Este artigo foi elaborado usando as fontes indicadas e devidamente assinaladas"

Deixe o seu comentário a esta publicação:

close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt